Procurando algo? A Conciencia te ajuda! =D

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Josei



Josei (女性, Josei?) que significa "mulher" em japones, é a definição dada aos mangas e animes normalmente voltados para o publico feminino adulto. No Japão, as revistas de histórias em quadrinhos (mangás) possuem vários estilos e gêneros, que depois são relançadas em coletâneas como os mangás lançados por aqui. Por isso, essas revistas são classificadas de acordo com o público-alvo. Assim revistas para meninas são chamadas de shōjo, para meninos são chamadas de shōnen, para mulheres são chamadas de Josei e para homens Seinen. Naturalmente, também existem revistas especializadas em determinados gêneros, como ficção cientifica, esportes, humor e até alguns fetiches sexuais, com historias voltadas para a o sadomasoquismo, por exemplo. Vale a pena lembrar que o que é considerado "maduro" para sociedade japonesa é bem diferente para nossa sociedade. Quadrinhos como Hokuto no Ken, que no japão foi lançado como infanto-juvenil recebem uma censura de 18 anos por conter cenas de nudez e violência. Apesar de até pouco tempo no Brasil tal material ser considerado como "censura-livre", devido ao crescimento da censura muitos mangás tem sido lançados com "recomendações" muito acima das dadas no Japão. Quadrinhos como Love Hina e Peach Girl, que no Japão são voltados para crianças de todas as idades receberem "recomendação para maiores de 16 anos".



O Josei é um amadurecimento do shōjo. As histórias são geralmente na vida e o cotidiano feminino, mostrados de forma mais realista, enquanto os mangás shōjo (voltado para meninas e adolescentes) apresentam, em especial, romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais sóbrio do que o do estilo shojo. Uma vertente crescente é a abordagem da homossexualidade (sendo chamado de yaoi, quando masculino e de yuri, quando feminino) nos ultimos anos, pois a cultura japonesa considera rômantico o amor proibído entre duas pessoas do mesmo sexo. Suas historias tendem a ser menos fantasiosas tanto o shōjo quanto o seinen, sendo que o uso de fantasia e ficção científica é raro nos Josei. Outra característica dos Josei é a liberdade para se criar as histórias, pois não existem restrições. Pode-se colocar cenas explícitas de sexo em histórias Josei sem que sejam consideradas pornográficas (Um tema corriqueiro nas histórias Josei é a abordagem da sexualidade). Também não existe a pressão para a criação de produtos como brinquedos e jogos de videogame, não que isso impeça quadrinhos Josei de terem desenhos animados de sucesso e suas linhas de brinquedos e jogos de videogame, de vez em quando.




Como a maioria dos Josei possuem características mais realistas, suas adaptações em geral são para jdrama em filmes, novelas e seriados de tv com atores reais, sendo muito poucos os Josei transpostos para anime. Ainda não existe uma entrada significativa de Joseis e Seinens no ocidente, sendo que muitos poucos foram lançados e a maioria dos títulos disponiveis são traduções feitas por fãs na internet como: Pet Shop of Horrors, Papa to Kiss in the Dark, Honey and Clover, Gokusen, Nodame Cantabile e Paradise Kiss

Um comentário:

Faprie disse...

Muito legal! Esclareceu minhas dúvidas. Obrigada. =)