Procurando algo? A Conciencia te ajuda! =D

domingo, 18 de janeiro de 2009

Kodomo

Turma da Monica jovem

Kodomo (que em japonês significa criança), é um gênero de animê ou mangá voltado para o público infantil, porém mesmo assim agradando a um público em geral. Kodomo entra no conceito popular de historias em quadrinhos no Brasil. turma da Mônica, revistas disney como Zé carioca e Tio Patinhas, luluzinha, menino maluquinhoe o sitio do picapau amarelo são revistas em quadrinhos que seriam consideradas kodomo manga no japão. (O proprio Mauricio de sousa criador da turma da Mônica disse que se inspirou nos quadrinhos de Osamu Tezuka)

Game Pictures, Images and Photos

Assim como todos os mangas os kodomos são lançados em revistas mistas e depois seus titulos encadernados em coletanias de historias como os mangas lançados no Brasil. Em geral os mangas Kodomo possuem muitas atividades, cheias de paginas para colorir, labirintos e joguinhos. Também possuem verdadeiros catalogos de animês e brinquedos em paginas coloridas. Os kodomo possuem uma qualidade muito superior aos outros Mangas e sempre são acompanhados de brindes como adesivos, brinquedos de papel para se recortar e montar, cupons de desconto para compra de brinquedos e ingressos para o cinema. Os kodomos possuem um elevado interesse comercial, principalmente por empresas de brinquedos, por isso existem mangas voltados apenas para historias com personagens de alguma fabrica de brinquedos ou empresa de videogames.

hinata Pictures, Images and Photos

As principais caracteristicas dos Kodomo são: Historias fechadas ou com arcos muito curtos, pois crianças pequenas tem dificuldade para acompanhar historias seriadas. Argumentos com situações absurdas e surrealistas. Desenho e narrativa simples, sem muitas sangrias e reticulas. Muitos dos estilos dos Kodomas tendem a fugir do padrão "olhos grandes" que os ocidentais associam aos mangas e animes. Devido as diferenças culturais muitos kodomos são censurados ou barrados no ocidente devido a presença de nudez e sangue. A cultura japonesa não relaciona nudez a sexualidade pincipalmente quando se trata de crianças e o sangue considera que se faz parte do cotidiano das crianças, ja que crianças tem a tendencia de se machucarem e sangrarem. Da mesma forma que é comum nas historias infantis ocidentais os personagens terem galos gigantescos e grandes inchaços devido a machucados para efeito comico, nas historias japonesas existem verdadeiros banhos de sangue de simples machucados que logo em seguida são resolvidos com pequenos curativos.

Exemplos de kodomo
astro boy
sailor moon
kirby
pokemon
digimon

Nenhum comentário: