Procurando algo? A Conciencia te ajuda! =D

sábado, 31 de janeiro de 2009

La Nouvelle Manga

Gakuen Alice Pictures, Images and Photos

La Nouvelle Manga é um movimento artístico envolvendo histórias em quadrinhos franco-belgas com o mangá japonês. O termo foi utilizado pela primeira vez por Kiyoshi Kusumi, redator chefe da revista de mangás Comickers, quando se referiu ao trabalho "Manga Nouvelle Vague no Tanjo!!" ("O nascimento da nova onda do mangá!!"), do francês, naturalizado japonês, Frédéric Boilet. O próprio Boilet adotou o termo e encorajou outros artistas a participarem.

Manga 21 Pictures, Images and Photos

O movimento
O movimento parte de algumas constatações como, por exemplo, a de que enquanto o cinema europeu se apóia com freqüência sobre temas do cotidiano, as histórias em quadrinhos européias estão, há muito tempo, presas a temas fixos como a ficção científica, as histórias de época e o western. Por outro lado, os japoneses utilizam grandemente o cotidiano como tema.

Manga Pictures, Images and Photos

Boilet vê o movimento como uma tentativa de diminuir a distância entre os quadrinhos de todas as nacionalidades ou pelo menos entre os quadrinhos de autores da Europa e do Japão. Ele deseja fazer isso promovendo e criando trabalhos que combinem os melhores aspectos do movimento nouvelle vague do cinema francês, com mangás que tratam do cotidiano e histórias em quadrinho franco-belgas. De acordo com ele, o ponto forte dos mangás está na experimentação com narrativas enquanto o dos quadrinhos franco-belgas seria a experimentação com o estilo e o design. Como resultado, Boilet quer ver quadrinhos que capturem a essência da vida humana, feitos com um visual e estilo narrativo dinâmicos. Por tratarem de temas mais universais, esses seriam quadrinhos que atrairiam uma audiência maior do que a dos fãs costumeiros; que atrairiam os adultos e os jovens, os homens e as mulheres. Assim como no Japão, as pessoas leriam quadrinhos por curiosidade, como quando vão ao cinema ou lêem um livro.

Balance by Boilet Pictures, Images and Photos

A maioria das obras do nouvelle manga é classificada como alternativa ou semi-alternativa. As obras de Boilet, por exemplo, são publicadas em revistas do gênero seinen, relativamente conhecidas, como a Big Comic e as de Kan Takahama, um outro autor, na revista Garo.

yukashii Pictures, Images and Photos

Associaram-se de maneira mais ou menos distante da produção e dos debates que envolvem o movimento: Moyoco Anno, Aurélia Aurita, David B., Matthieu Blanchin, Frédéric Boilet, Nicolas de Crécy, Étienne Davodeau, Yoji Fukuyama, Emmanuel Guibert, Kazuichi Hanawa, Daisuke Igarashi, Little Fish, Taiyo Matsumoto, Fabrice Neaud, Loïc Néhou, Benoît Peeters, Frédéric Poincelet, David Prudhomme, François Schuiten, Joann Sfar, Kiriko Nananan, Hideji Oda, Kan Takahama, Jiro Taniguchi, Yoshiharu Tsuge, Vanyda e Naito Yamada.

L’Épinard de Yukiko

Alguns álbuns nouvelle manga
Na ordem: título orginal, autor e ano original de publicação.

L’Épinard de Yukiko (O Espinafre de Yukiko, no Brasil) - Frédéric Boilet (2001);
Mariko Parade - Frédéric Boilet & Kan Takahama (2003);
L'Homme sans talent - Yoshiharu Tsuge (2004);
Dans la prison (Na prisão, no Brasil) - Kazuichi Hanawa (2005);
Le Terrain vague - Hideji Oda (2005);
Japon - Diversos autores (2005);
Fraise et Chocolat - Aurélia Aurita (2006).

2 comentários:

Srta.Uzumaki~~* disse...

AAAA
ADORO ANIMES E MANGÁS, AMEI SEU BLOG!!amei,amei!! vamos ser parceiras????

meu blog:
http://totalmj.zip.net

é de TJm!! agradeço muito!
se aceitar dê um comentário lá no nosso respondendo!! \õ até breve, espero sermos parceiros ;D

Jaqueline Macedo disse...

Adorei essa matéria sobre o mangá na Europa e a lista de produções será muito útil pra mim que estuda o francês e sei como é difícil procurar na net ^-^
Valeu mesmo!